1º Ano - 1º Semestre


Disciplina Auxiliar I

A ser seleccionada para cada estudante com vista a alargar os conhecimentos que adquiriu anteriormente para áreas complementares. Ver lista aqui.


Fundamentos de Ciência Cognitiva
Coordenador David Yates, Departamento de Filosofia, Faculdade de Letras

A cadeira consiste numa sinopse do território da ciência cognitiva. Tópicos a examinar incluem: o objectivo da ciência cognitiva, a compreensão da natureza e mecanismos da cognição; o carácter multidisciplinar da ciência cognitiva e as diferentes disciplinas que a compõem; métodos de investigação centrais em ciência cognitiva; algumas das áreas e problemas salientes em ciência cognitiva: conceitos, percepção, linguagem, memória, emoções, inteligência.


Tópicos Avançados de Neurociência
Coordenador
Ana M. Sebastião, Faculdade de Medicina

Esta disciplina oferece treino avançado em neurociência experimental, nomeadamente neurociência molecular e celular. Debruçar-se-á sobe os principais mecanismos envolvidos na excitabilidade e comunicação neuronal. Os estudantes terão acesso a várias técnicas de electrofisiologia e neuroquímica


Tópicos Avançados de Inteligência Artificial
Coordenador Sofia Teixeira, Departamento de Informática, Faculdade de Ciências

A matéria apresentada neste curso cobre tópicos avançados do processamento computacional do conhecimento, em particular a representação de conhecimento, a procura e o raciocínio, introduzindo as noções nucleares associadas com a resolução de problemas.


Tópicos Avançados de Linguística e Psicolinguística
Coordenador João Veríssimo, Departamento de Linguística Geral e Românica, Faculdade de Letras

O principal objectivo do seminário é fornecer formação avançada no domínio da Mente e da Linguagem. Serão abordadas teorias da gramática e a arquitectura do sistema de processamento da linguagem humana. Conceitos básicos relativos às áreas centrais da gramática, como a sintaxe, a semântica, a fonologia e a prosódia, serão essenciais na explicação dos processos cognitivos e linguísticos subjacentes à compreensão e à produção da linguagem.